"Eco Drive"
O nome deriva da abreviatura de “Ecology-Drive” e expressa a ideia de um relógio próximo das pessoas, da sociedade e do meio ambiente.
Um relógio em constante evolução.
Uma nova ideia de relógio.
A Citizen foi a primeira empresa a compreender e desenvolver o grande potencial da energia que a luz gera. Somos pioneiros neste campo porque criámos o Eco-Drive, uma tecnologia que sempre se adiantou ao seu tempo.
Primeiro no mundo, um momento histórico.
Nos anos 70, verificou-se uma rápida difusão dos modelos de quartzo com pilhas em detrimento dos mecânicos. Embora os modelos de quartzo sejam precisos e fiáveis, têm o limite de uma duração de pilha relativamente curta, com a necessidade de substituição periódica da mesma e os inconvenientes relacionados.
A solução da Citizen: utilizar a luz solar para gerar energia.
Em 1973, a crise do petróleo tornou a opinião pública mais sensível ao tema das energias alternativas. Nesses anos, as células solares continuavam a ser uma tecnologia inovadora, mas com a já clara vantagem de ser uma fonte de energia limpa.
Foi aqui que nasceu a nossa ideia de utilizar a tecnologia de carga de luz para criar um relógio ecológico que não dependesse de pilhas descartáveis.
O sistema que idealizámos consistiu numa célula solar colocada no mostrador que convertia a luz em eletricidade, a qual, por sua vez, estava equipada com um circuito integrado que a transformava em movimento.
A Citizen foi a primeira a aceitar o desafio, desenvolvendo uma tecnologia inovadora que oferecia grandes benefícios.
A revolução Eco-Drive
Na década de 80, outras empresas também começaram a produzir relógios de energia solar, mas a Citizen tinha muitos anos de vantagem e a sua tecnologia sempre foi a mais eficiente.
Por exemplo, enquanto os relógios de sol de outras marcas tinham uma reserva de marcha média de 2 dias, a Citizen, em meados dos anos 80, apresentou o modelo Analogic Solar Cell com uma reserva de carga quatro vezes superior graças à notável eficiência energética que o caracterizava: só necessitou de uma hora e meia de recarga para funcionar um dia completo, um terço do tempo que se demora nos produtos da concorrência.
Graças aos avanços alcançados na tecnologia de carga de luz, o relógio Citizen pôde ser recarregado não só com luz solar, mas também com luz artificial. Na década de 90, a Citizen introduziu o acumulador (uma bateria que se pode recarregar repetidamente) nos seus modelos, o que permitiu definir o padrão mínimo para os relógios Citizen Eco Drive: uma reserva de carga de, pelo menos, 6 meses.
Eco-Drive. Uma contínua evolução.
A Citizen cria novas tecnologias que reescrevem as regras e as melhoram continuamente para aproveitar ao máximo o potencial da ideia inicial. A evolução do sistema Eco-Drive é um exemplo de como se podem obter resultados impensáveis a partir de um projeto com grandes perspetivas.
O trabalho de investigação e desenvolvimento levado a cabo pela Citizen, que tem melhorado constantemente a eficiência do sistema Eco-Drive ao longo do tempo, permitiu alcançar rendimentos muito altos na atualidade em termos de precisão no tempo de medição, reserva de carga e gama de funções disponíveis.