Super Titanium™
Resistente. Leve. Suave para a pele.
Qual é o melhor material para um relógio que está em contacto direto com a pele durante todo o dia, todos os dias? Dado que nessa altura era utilizado em naves espaciais, o titânio tornou-se num material de grande destaque quando a CITIZEN apresentou o primeiro relógio do mundo com caixa de titânio, em 1970. Posteriormente, através de uma investigação e desenvolvimento contínuos, encontrámos o que poderia ser um material ideal para a relojoaria. Trata-se do Super Titanium™, um material patenteado pela CITIZEN, resistente a riscos, leve, suave para a pele e resistente à corrosão.

Resistente a riscos
Surpreendentemente leve
O teu relógio está no teu pulso durante todo o dia, todos os dias, pelo que quanto mais leve for, melhor. O Super Titanium™ pesa aproximadamente metade do aço inoxidável, o que faz com que seja cómodo de usar, inclusive durante períodos prolongados.* Quer seja no trabalho, em casa ou a divertires-te, a leveza do Super Titanium™ tornará a tua vida mais fácil e relaxante.
*O Super Titanium™ é 40% mais leve do que o aço inoxidável.
Suave para a pele
*Nem todos os modelos do Super Titanium™ são resistentes às alergias ao níquel ou a outros metais.
Beleza que nunca se corrói
Nada arruína mais o aspeto de um relógio do que o óxido. Como Super Titanium™ é resistente à corrosão, podes usar um relógio Super Titanium™ com total confiança, em qualquer situação que possas encontrar na vida quotidiana. Resistente ao suor e à descoloração, Super Titanium™ conserva o seu bom aspeto para sempre.
* Os pinos da pulseira podem ficar manchados. É recomendável uma limpeza regular.
Sobre o Super Titanium™
Explora as tecnologias que intervêm no Super Titanium™.
Um material exclusivo da CITIZEN
O Super Titanium™ é um material patenteado e exclusivo da CITIZEN. Fabricámo-lo tratando o titânio com Duratect, a nossa tecnologia patenteada de endurecimento de superfícies.
Tecnologias únicas de processamento de titânio.
O titânio é muito macio, uma qualidade que o torna num metal extremamente difícil de trabalhar. De facto, converter o titânio num produto perfeito até ao último detalhe é um grande desafio. Após décadas de investigação sobre o titânio, a CITIZEN desenvolveu as suas próprias tecnologias patenteadas de processamento de titânio. Apenas utilizamos materiais de titânio cuidadosamente selecionados, que cumprem as nossas especificações exigentes e alcançam acabamentos de alta qualidade através de processos de prensagem, usinagem e polimentos exclusivos da CITIZEN.
PRENSAGEM
Dando forma ao titânio
No processo de prensagem, transfere-se uma forma para o titânio através do forjamento a quente. Neste processo, dois aspetos são fundamentais: a gestão da temperatura e a tecnologia de desmoldagem. Aquecer o titânio a uma temperatura elevada reduz a sua resistência à deformação e permite prensá-lo numa variedade de formas. Qualquer excesso de metal é eliminado para evitar que as aparas de titânio adiram ao troquel. Apesar da maleabilidade e da viscosidade, que fazem com que o titânio seja tão difícil de manipular, a CITIZEN tem a capacidade de prensar o metal em troquéis precisos.
Usinagem
Aperfeiçoando a forma
Uma vez moldado o titânio através da prensagem, a etapa seguinte consiste na usinagem ou corte para obter a forma precisa pretendida. Dado que o titânio é tão maleável e viscoso, apresenta dois desafios de usinagem: primeiro, as aparas tendem a aderir às bordas de corte da ferramenta; segundo, as superfícies usinadas tornam-se ásperas. Através do desenvolvimento e da experimentação com muitos fluidos de corte, lubrificantes e velocidades de corte diferentes, por fim conseguimos usinar o titânio de forma estável.
POLIMENTO
Realçando o brilho
Um artesão pule à mão o titânio, usinado com precisão, até obter um acabamento liso como um espelho. Como o titânio é maleável e viscoso, o polimento convencional pode produzir um efeito irregular de “casca de laranja”. Ao combinar a habilidade dos nossos artesãos especializados com uma técnica de polimento patenteada, que combina o polimento de barril, o polimento Sallaz e o polimento com borla, podemos obter um brilho magnífico.
Tecnologias de processamento de alta precisão.
Mais preciso. Mais elegante.
Na CITIZEN desenvolvemos as nossas próprias máquinas de processamento especializadas para cortar e polir titânio. Combinámo-las com a usinagem de 5 eixos de última geração para levar a nossa tecnologia de usinagem para um nível de precisão ainda maior. Podemos criar superfícies extraordinariamente lisas e com um autêntico efeito de espelho, assim como cristas usinadas com precisão, linhas limpas e nítidas. Agora é o momento de os polidores especializados aplicarem o acabamento final. É esta abordagem híbrida, a combinação da usinagem de alta precisão com o polimento à mão, que faz com que a nossa abordagem de processar o titânio seja única.
Tecnologia de limpeza para uma qualidade ainda maior
A etapa seguinte, que é intermédia, consiste na limpeza do titânio. Utiliza-se uma seleção de líquidos de limpeza para eliminar os lubrificantes e outras impurezas que tenham aderido ao relógio durante o fabrico. A extrema minúcia deste processo de limpeza, que não deixa nem uma partícula de sujidade, garante resultados ainda melhores quando é aplicada a tecnologia de endurecimento de superfícies Duratect na etapa seguinte e última.
Duratect: a etapa final do processo
Uma vez realizada a limpeza, chegou o momento de transformar o titânio em Super Titanium™, tratando-o com Duratect, a tecnologia patenteada de endurecimento de superfícies da CITIZEN. A Duratect é apresentada em três versões: uma para materiais de revestimento, outra para endurecer as superfícies dos materiais e uma terceira que realiza ambas as funções. Selecionar a versão de Duratect que melhor se adapta às características do relógio permite controlar a dureza e o tom de cor com grande precisão.
A história do Super Titanium™
Visão audaz. Inovações emocionantes.
Convertendo um material da era espacial num relógio
Corria a década dos anos 60. O mundo inteiro estava centrado no Programa Apolo, a primeira missão tripulada à Lua. Devido à sua leveza, robustez e resistência à corrosão, o titânio estava a despertar interesse como um material perfeitamente adequado para ser usado no espaço. Entretanto, os engenheiros da CITIZEN começavam a compreender que o titânio podia ser o material ideal para os relógios que as pessoas usam diariamente em contacto com a sua pele. Foi esta visão dupla que inspirou a CITIZEN a iniciar a sua investigação sobre o titânio.
O primeiro relógio de titânio do mundo
Após um período de investigação e desenvolvimento intensos, a CITIZEN lançou o X-8 Chronometer, o primeiro relógio de titânio do mundo, em 1970, apenas um ano depois de a Apolo aterrar com sucesso na Lua. Uma combinação de «X», a letra que representa o desconhecido, com «8», um número cuja forma evoca o símbolo do infinito, o nome sugere as infinitas possibilidades inerentes ao titânio, um material pouco conhecido.
Dificuldades com o processamento do titânio
A CITIZEN lançou o primeiro relógio de titânio do mundo em 1970, mas, para nós, a enorme dificuldade de processar o titânio significava que todo o projeto continuava a ser um trabalho em desenvolvimento. Os engenheiros da CITIZEN deram ao titânio a alcunha engraçada de “triplo problema” devido à sua dificuldade de prensagem, usinagem e polimento. Ao ser um metal extremamente maleável, muitas vezes as aparas aderiam às bordas de corte das ferramentas e, por vezes, até se incendiavam, ao mesmo tempo que nenhum polimento podia dar-lhe um acabamento de espelho. A CITIZEN explorou todas as vias posssíveis para resolver estes problemas. Depois de muitas idas e vindas, por fim demos com uma série de tecnologias de processamento únicas que nenhum outro fabricante de relógios pode igualar.
A estreia do ATTESA
Durante o desenvolvimento das nossas tecnologias de processamento do titânio, descobrimos as propriedades hipoalergénicas do metal. Foram necessários 17 longos anos de investigação e desenvolvimento, mas os nossos esforços para criar um relógio suave com a pele culminaram neste modelo ATTESA de 1987 (vendido apenas no Japão).
Um relógio para todos
Na década de 90 iniciámos uma investigação adicional para compreender ainda mais detalhadamente as propriedades hipoalergénicas do titânio. Associámo-nos a um grupo de dermatologistas para levar a cabo ensaios clínicos de relógios de titânio em pacientes que sofriam de alergias a metais. Através desta colaboração com a classe médica, demonstrámos com sucesso as propriedades hipoalergénicas do titânio. Estávamos um passo mais perto de um mundo onde todos, com ou sem alergia a metais, podiam usar um relógio confortavelmente.
Mais forte. Mais resistente. E, inclusive, mais elegante.
A nossa pesquisa de uma versão cada vez melhor do titânio deu um grande passo em frente com o Super Titanium™, titânio que foi tratado com Duratect, a tecnologia patenteada de endurecimento de superfícies da CITIZEN. Os relógios resultantes eram mais fortes, mais leves, mais suaves para a pele, ainda mais resistentes à corrosão, ainda mais elegantes e atrativos. À medida que começou a ser utilizado em mais modelos da CITIZEN, com uma maior variedade de designs, o Super Titanium™ começou a tornar a sua promessa uma realidade.
Rumo ao futuro. E em direção ao espaço.
Em 2019, a CITIZEN tornou-se parceira empresarial do HAKUTO-R, o primeiro programa comercial de exploração lunar do mundo, gerido pela empresa emergente ISPACE. Proporcionámos Super Titanium™ para os pés de aterragem do módulo de aterragem lunar HAKUTO-R. A primeira missão HAKUTO-R reuniu dados e conhecimentos técnicos valiosos de uma tentativa de alunagem em 2023.
Inspirado originalmente pelo romantismo das viagens espaciais, Super Titanium™ regressa, uma vez mais, ao espaço. A CITIZEN nunca deixará de explorar as possibilidades deste material extraordinário.